[Artigo especial de Dr. André Lopes, PhD em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e faixa-marrom de Jiu-Jitsu]
“Vestir lycra (rash guard) nos tatames não é coisa de Jiu-Jitsu raiz.” Pois é, quem nunca escutou esse tipo de frase?
Acho que está na hora de entendermos que saúde, conforto e higiene fazem parte do Jiu-Jitsu também. A tecnologia dos tecidos das lycras evoluiu muito, elas servem como reguladores térmicos, ou seja, mantêm o calor no inverno e ajudam a dissipar o calor no verão. Em treinos mais desgastantes, o resfriamento corporal pode ser decisivo para a manutenção do desempenho do atleta.
Em meio à espera nas competições entre lutas, a manutenção do aquecimento pode ser decisiva. Além disso, certos tecidos são antibacterianos, ajudam a manter a saúde da pele e passam menos suor para o kimono. Ninguém quer seu tatame e seus atletas com bactérias provocadas por suor.
A rash guard retém o suor e evita que o tatame fique molhado, algo que aumenta a chance de contaminação por meio de proliferação de bactérias. Além disso, também impossibilita que o peitoral do colega tenha contato com o seu rosto.
Algumas marcas personalizam a rash guard para deixar a equipe uniformizada. No entanto, se você pensa que isso é algo apenas para usar no Jiu-Jitsu, você está enganado. A maioria delas têm proteção UV (contra raios ultravioletas). Dessa forma, se você gosta de ir à praia, piscina ou praticar esportes ao ar livre e não curte muito protetor solar, as lycras são uma ótima opção. Uma alternativa é usar as rash guards que atuam na proteção contra os raios ultravioleta. Fica a dica para a criançada que passa horas na água e uma rash guard quebra um galho.
Eu, particularmente, uso as da Bravour.com.br. Eu tenho peças desde 2016 e uso nos treinos de Jiu-Jitsu ou para não ficar torrado em razão do sol. Mas existem inúmeras marcas e modelos, o importante é você usar algo que tenha qualidade, proteção UV (ultravioleta), seja antibacteriano, seja durável e tenha o estilo que você desejar.
Lembre-se que Jiu-Jitsu raiz tem a ver com ser inteligente e incorporar ao dia a dia ferramentas que possam ajudar a prolongar nossa vida útil no esporte, além de nos manter saudáveis. Tenho certeza de que usar rash guard pode nos ajudar nesses aspectos.
Desejo a você, caro leitor, muitos treinos e que você evolua com as dicas que dou aqui. Se achar interessante, me siga no Instagram @dr.andrelopes.
The post Dr. André Lopes e a utilidade da rash guard no Jiu-Jitsu first appeared on Graciemag.
https://ift.tt/6LkO8WP
Nenhum comentário:
Postar um comentário