19 fevereiro 2020

Vídeo: Felipe Neto ensina a fintar a raspagem e finalizar no triângulo no Jiu-Jitsu

Professor Felipe Neto explica os detalhes do seu bote supresa no triângulo. Foto: Reprodução

Nosso professor GMI Felipe “Zicro” Neto, líder da Zicro Academy, em Tallahassee na Flórida, tem na manga uma infinidade de posições para serem usadas com e sem kimono, e na aula de hoje o faixa-preta tirou o paletó para mostrar uma técnica que pode ser usada tanto de pano quanto sem.

Na aula, Zicro mostra como fintar a tradicional raspagem da guarda fechada, projetando o quadril, mas apenas para voltar com um bote justo no triângulo. Para tal, professor Zicro modifica a mão que sobe contra o oponente, passando a mesma por trás da cabeça do adversário. Em seguida, ao projetar e ter o oponente com a mão no chão, Zicro escala a guarda, com uma das pernas bem em cima das costas e a outra passando o ombro, segurando a mesma para iniciar o ataque. De quebra, o professor passa seus detalhes para ajustar o triângulo com firmeza.

Confira a aula de Felipe “Zicro” Neto no vídeo abaixo!



https://ift.tt/2SWBGRb

Vídeo: Mauro Ayres ensina finalização na passagem da meia-guarda

Mauro Ayres na academia Mauro Ayres BJJ, nossa GMI na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Nosso professor GMI de Ipanema, no Rio de Janeiro, Mauro Ayres tem uma vida competitiva intensa, além de misnitrar suas aulas na Mauro Ayres BJJ, na Visconde de Pirajá. Mesmo com a vida dupla, o faixa-preta consegue brilhar em grandes torneios pelo mundo, como fez no mês de janeiro, ao entrar em ação no Europeu de Jiu-Jitsu.

Exemplo disso foi uma finalização aplicada no torneio, que Maurinho fez questão de destrinchar para os amigos de GRACIEMAG. Partindo da meia-guarda por cima, enquanto passa, Mauro gosta de usar a esgrima do adversário como passo inicial para um bote no armlock.

Na técnica, Mauro afasta a cabeça do oponente para mudar a posição da esgrima, e assim evoluir com a transição. Depois de se manter seguro por cima, o professor levanta a perna e a coloca atrás das costas do adversário, para então girar e travar o braço com a mão na coxa. Em seguida, ao isolar um dos lado no qual o oponente pode sair, sobra apenas o braço dado para o armlock.

Confira a posição exclusiva no vídeo abaixo e surpreenda no treino de hoje. Oss!

Mauro Ayres BJJ
Rua Visconde de Pirajá, 318,
Sobreloja 205 A, Ipanema
# (21) 3594-2991 / 99991-0391
bjjmauroayres@gmail.com
www.mauroayresbjj.com



https://ift.tt/38NXp4E

Bia Mesquita detalha planos de estrear no MMA em 2020

Campeã do ADCC, Bia levará sua habilidade sem kimono para o MMA. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Campeã mundial de Jiu-Jitsu e do ADCC, Beatriz Mesquita já tem traçado um novo passo na sua carreira nos esportes de combate. A estrela de Gracie Humaitá pretende mudar de ares neste ano de 2020, e um par de luvinhas está nos planos.

Bia Mesquita falou, em papo com o nosso Marcelo Dunlop após um seminário especial realizado em Natal, pelo amigos do BJJ Flix, que irá mergulhar de cabeça no MMA. O plano será posto em prática após o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece entre os dias 27 e 31 de maio. Após isto, Bia ira virar a chave rumo aos cages, com a intenção de fazer algumas lutas no amador antes de se jogar aos leões no profissional.

Confira nas linhas abaixo o papo com Bia, aspirante a campeã no MMA.

GRACIEMAG: Quais são os planos de migração para o MMA?
BIA MESQUITA: O objetivo é estrear no MMA este ano. Depois do Mundial de Jiu-Jitsu focar só no MMA, mas não vou abandonar o Jiu-Jitsu! Quero competir sempre que possível, mas vou mudar a chave para o MMA depois dessa temporada, que se encerra no Mundial. É um novo desafio e acho que vai abrir muitas portas para o Jiu-Jitsu feminino, mostrar que nós estamos crescendo e com poder de superar quaisquer barreiras.

Já tem alguma boa proposta para sua estreia?
Recebi algumas propostas sim, mas não posso estragar a surpresa. Ainda não decidi, mas o que eu posso dizer é que vou começar no MMA amador. O Jiu-Jitsu é apenas uma parcela do que um atleta de MMA precisa. Meu carro-chefe é o Jiu-Jitsu, não vou abandonar isso. É o que eu quero levar de base para o MMA, mas tem muito mais envolvido.

Mentalmente, o que você espera desta nova fase como lutadora?
Tenho certeza que a adrenalina vai ser muito diferente. Vai ser tudo novo para mim, então vai ser bem louco. Mas é o que eu espero. Mesmo assim eu acho que meu período no MMA amador vai ser curto, partindo assim que possível para o profissional com a missão de trazer muito orgulho para todo mundo que torce por mim.



https://ift.tt/38J7WxI

Troféu Brasil da CBJJD terá pontuação dobrada para esquentar disputa do ranking

Pontos em peso 2 vão acirrar a disputa do Circuito Mineirinho. Foto: Divulgação

Prepare-se para o Troféu Brasil, amigo competidor! O grande evento, organizado em parceria pelas entidades @fjjdrio e @cbjjdoficial, vai ser realizado nos dias 21 e 22 de março, na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro.

Agora a pontuação tem “peso 2” na disputa pelo topo do ranking do Circuito Mineirinho, o que vai acirrar ainda mais a competitividade entre as escuderias. Até o momento, a academia Infight, do GMI Rogerio Poggio, lidera o ranking.

Para maiores informações sobre o Troféu Brasil, acesse o site da FJJD-RIO ou entre em contato pelo celular (21) 99961-9288. Oss!

Pódio por equipes do Rio Summer Open. Foto: Divulgação



https://ift.tt/2HH8gB6

Como Kafka inspirou Humberto Silveira a mudar seus treinos de contato constante

Professor Humberto Silveira durante sua rotina de treinos de giro. Foto: Reprodução

Faixa-preta líder da Academia Shiozawa, nossa GMI em Salvador, na Bahia, o professor Humberto Silveira é craque na movimentação do Jiu-Jitsu. Para ter tamanha flexibilidade e fluidez nos movimentos, Humberto desenvolveu o método contato constante, no qual utiliza uma bola suíça para executar diversas manobras funcionais.

Para entender a fundo de onde surgiu o contato constante e os benefícios do método, GRACIEMAG conversou com Humberto, e o criador da técnica explicou melhor como os treinos nesta linha podem melhorar o seu Jiu-Jitsu de uma maneira inimaginável.

Confira o papo nas linhas abaixo!

GRACIEMAG: Quais os benefícios da prática dos exercícios no contato constante?
HUMBERTO SILVEIRA: Os benefícios da prática do contato constante estão relacionados principalmente com o desenvolvimento integral da capacidade de se movimentar em todas as direções, envolvendo flexibilidade, equilíbrio, força e velocidade, mas também há um fortalecimento mental, potencializando a concentração e até mesmo “meditação” (por exemplo, equilíbrio de olhos fechados.)

Existe uma hora melhor para esse tipo de treino?
O melhor período para treinar depende de cada um. Há pessoas matutinas, há pessoas noturnas. No meu caso, treino o dia todo porque dou aulas particulares e estou sempre em movimento. No caso de um atleta, há um programa de periodização baseado no calendário de competições.

Como nasceu o método de treino contato constante?
Não foi nada planejado, pelo contrário, foi o acaso e a necessidade. Durante os treinos no Mestre Osvaldo Alves, em Copacabana no ano de 2005, tomei uma raspagem de um atleta da Gracie Barra e bati a cabeça no chão tentando me equilibrar. Dias depois, percebi a atrofia na parte direita do meu corpo. Voltei para Salvador e fui diagnosticado com severa hérnia cervical, com indicação cirúrgica. Por acaso, minha mãe ganhou de presente uma bola suíça azul. Por necessidade, intuitivamente, passei a me movimentar com essa bola e não fiz a cirurgia para cervical, assim como depois não fiz a cirurgia dos dois joelhos. Se você for pesquisar a origem de métodos como pilates e fisioterapia, você sempre encontrará lesões marciais.

O contato constante tem alguns nomes curiosos nos exercícios. Qual a origem deles?
“O cão mijando”, um excelente exercício exclusivo do contato constante na abordagem “bola e parede” e é um exemplo clássico. Outros como “macaco”, “boneco de neve” e “coice da mula” foram nomes dados pelas pessoas, amigos e alunos. Já o nome contato constante me pareceu adequado primeiro porque o cem-quilos do meu mestre é muito justo, então eu pensei nisso, mas depois me pareceu que isso se tornou uma constante em minha vida. Posteriormente, li uma frase em um livro sobre Kafka, que dizia: “O contato é uma linha de fuga ativa e contínua”. Essa é a melhor definição, isto é, a definição real do que eu me tornei.



https://ift.tt/2V4Lond

3 dicas de César Palhares para iniciantes se defenderem nas ruas com o Jiu-Jitsu

Cesar Palhares com as dicas de defesa pessoal para serem aplicadas na prática. Foto: Reprodução

Direto de Portugal, nosso professor GMI César Palhares, da Palhares Jiu-Jitsu, enviou três dicas essenciais para o atleta iniciante no Jiu-Jitsu usar suas técnicas de arte marcial para sua defesa em situação real de combate.

Lembrando que o Jiu-Jisu só deve ser usado em última instância, como ferramenta de defesa, o faixa-preta deus seus conselhos baseados no Gracie Jiu-Jitsu para que a arte suave seja posta em prática numa situação real. Confira!

1. Usar o básico
Usar o básico é essencial. Na academia nós ensinamos os quadros clássicos da defesa pessoal, contra os ataques de soco, chute e até com armas, como facas. O que você quer fazer é lembrar dessa técnica básica, adaptar ela pra sua situação e conseguir se defender. A repetição faz com que você lembre dela quando precisar.

2. Gracie Jiu-Jitsu x Defesa Pessoal
Treinar Jiu-Jitsu desenvolve suas técnicas, mas existe uma diferença nas técnicas aplicadas nas duas situações. O Gracie Jiu-Jitsu ensinado na nossa academia engloba tudo isso, mas são aulas diferentes. São a mesma arte, mas a defesa pessoal é mais ensinada fora das academias, para policiais e também no exército. A grande diferença é que no Jiu-Jitsu esportivo não temos situações de agressão, e a defesa pessoal nós usamos na prática.

3. Estar pronto, sempre
A mentalidade do guerreiro tem que sempre apontar para uma situação de combate. Estar pronto em todos os momentos é essencial para, não importe o que aconteça, você ter noção da situação e reagir. Mesmo se você for iniciante, estar preparado é essencial. Fazer outras atividades, como musculação, corrida, ou até exercícios em casa, mantém você pronto para qualquer situação, somados ao Gracie Jiu-Jitsu e às noções de defesa pessoal.



https://ift.tt/2V27jvj

Bia Basílio e Erberth Santos brilham no Curitiba Open de Jiu-Jitsu

Bia com seu ouro em dose dupla no Curitiba Open. Foto: Reprodução

Realizado no tradicional ginásio do Tarumã, o Curitiba Open de Jiu-Jitsu da CBJJ rolou nos dias 15 e 16 de fevereiro. Recheado de atletas de alto nível, a competição foi um prato cheio para os amantes do Jiu-Jitsu presentes no local.

Na divisão de kimono, entre os faixas-pretas no adulto, temos como destaque o time de elite da nossa GMI Almeida Jiu-Jitsu. Para começar, Bia Basílio liderou a turma com ouro duplo na competição, batendo Silvânia Monteiro (Ataque Duplo) no peso-pena, para chegar embalada no absoluto e superar Erika Almeida (Gracie Barra), campeã no peso médio, na final sem limite de peso, e reinar com tudo na competição. Seguindo a linha de Bia, os também faixas-pretas Leo Lara e Cleber Clandestino (fechando com Klaus Meine) garantiram o topo do pódio nas divisões de peso-pluma e peso médio, respectivamente, firmando a festa do time da Almeida.

No masculino, Erberth Santos mordeu mais um ouro duplo para o currículo. No peso superpesado, Erberth venceu Harryson Pereira (Ataque Duplo) para ficar com o ouro, e no peso aberto, superou Rider Zuchi (NS Brotherhood) para concluir a missão em Curitiba.

Além do time da Almeida JJ, outros GMIs fizeram bonito no torneio, como Guilherme Iunes (GB Recreio e GB Bandeirantes), campeão peso médio e prata no absoluto; e Cláudio Caloquinha (GB BH), campeão peso meio-pesado de kimono e ouro duplo sem kimono.

Para conferir os resultados completos das disputas de kimono, clique aqui. Para os campeões sem kimono, aqui.



https://ift.tt/2SXLfPF