09 julho 2020

O que significa a aprovação do Jiu-Jitsu nas escolas pelo Senado brasileiro

Leão Teixeira, Kyra, João Alberto e Álvaro Barreto, defendendo os benefícios do Jiu-Jitsu no Senado, em 2019. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Mais um passo foi dado para que o Jiu-Jitsu chegue nas escolas fundamentais de todo o Brasil. Depois de feito o pedido de alteração na lei pela PL. 4478/19, de autoria do senador Chico Rodrigues, incluindo a prática do Jiu-Jitsu como componente opcional nos currículos do ensino fundamental, o projeto de lei foi votado e aprovado no Senado, nesta semana.

Agora, a competência parte para a Câmara dos Deputados, para mais uma vez entrar em votação, em caráter de revisão da PL, iniciada no Senado. Caso passe, será a vez do Presidente da República sancionar (aprovar) ou vetar o projeto. Os envolvidos estão confiantes na aprovação da PL, como afirmou o mestre Leão Teixeira em papo com GRACIEMAG. Figura participante na apresentação da PL na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em Brasília, mestre Leão avaliou a vitória do projeto no Senado:

“Fiquei muito satisfeito com a aprovação do Senado”, disse o mestre. “Existe uma intenção de aprovar esse projeto de lei. Já existem projetos-piloto nesse mérito em alguns estados, e agora é a hora de preparar cursos de formação para professores. Vale definir o que será necessário para formar esses professores, como a graduação de faixa-preta e a chancela das principais federações.

“Há quem diga que o Jiu-Jitsu na escola vá minimizar a procura nas academias. Eu não acredito nisso, muito pleno contrário. A chegada nas escolas coloca nosso esporte em outro patamar, avançando mais no conceito de educação esportiva. Sem contar que as principais beneficiadas serão as escolas públicas, com alunos de maior parte sem condições de acesso a uma academia paga, e isso se tornará uma ferramenta de inclusão. Passou da hora de ter o Jiu-Jitsu como um veículo de educação pelo esporte.”

E você, amigo leitor, gostaria de ter o Jiu-Jitsu nas escolas próximas da sua casa? Comente conosco!

graciemag_assine_barra



https://ift.tt/2BSnfJe

Nenhum comentário:

Postar um comentário