24 janeiro 2019

Invicto em Portugal, Gustavo Batista analisa conquista dupla no Europeu de Jiu-Jitsu

Gustavo vibra com a conquista no absoluto. Foto: Marco Aurelio/Arena Jiu-Jitsu

Fera da nova geração do Jiu-Jitsu mundial, Gustavo Batista brilhou no Europeu de Jiu-Jitsu de 2019, realizado entre os dias 15 e 20 de janeiro, em Odivelas. Atual campeão mundial no peso meio-pesado (ao fechar com Lucas Hulk), Gustavo conquistou em Portugal a divisão de pesados (ao lado do companheiro de equipe Kaynan Duarte) e o absoluto, ao dominar Lucas Lepri por 10 a 0 na final.

Gustavo, aos 22 anos, se coloca como um dos mais jovens faixas-pretas a conquistarem o absoluto adulto da competição (perde apenas para Rodolfo Vieira, com sua vitória no aberto em 2012), mas os feitos marcantes de Gustavo não param por aí.

Este foi seu quarto torneio em Portugal, e Gustavo está invicto em terras lusitanas. Competindo desde 2015 por lá, em todas as edições que o craque participou ele conseguiu vencer tanto no peso quanto no absoluto (2015 azul/ 2016 roxa/ 2018 marrom/ 2019 preta).

GRACIEMAG conversou com Gustavo Batista, e este analisou sua conquista no Europeu, a sensação de lutar no absoluto com Lucas Lepri, os treinos para voltar com tudo na primeira competição de alto nível da temporada, seus duelos mais complicados e os próximos passos na carreira, alavancada pelo absoluto em Portugal. Confira!

GRACIEMAG: Após bela campanha no Europeu, você conquistou não só a categoria de peso, fechando com o Kaynan, como também o absoluto faixa-preta. Podemos dizer que essa foi sua maior conquista após o Mundial da IBJJF? Qual foi a sensação?

Gustavo Batista: Sim, com certeza. Foi uma sensação muito boa, queria muito esse título absoluto e fiquei muito feliz por conquistar meu primeiro grande absoluto na faixa preta. Um dia inesquecível para minha carreira.

Quais foram os duelo mais complicados do Europeu, rumo ao ouro duplo?

No peso foi a semifinal com o Adam Wardzinski. Foi uma luta boa, ele é um cara bem técnico e duro. No absoluto a semifinal, que foi uma guerra contra o Igor “Tigrão” Schneider e a final com o Lucas Lepri, um lutador de alto nível.

Sobre a final com o Lucas Lepri, teve algum “frio na barriga” antes da luta? Como você analisa o jogo do Lucas na disputa do ouro contra você?

Claro que teve! O Lucas é muito sinistro, sempre fui muito fã do Jiu-Jitsu dele e estar na final do absoluto com ele foi uma sensação diferente, uma honra para mim. Ele tem um jogo muito sólido e completo, sabia que seria uma luta que não poderia cometer erros. Fiquei muito feliz com a vitória, foi a realização de um sonho, sensação de que toda a dedicação está me trazendo resultados, demorou para cair a ficha. (risos)

Como foi a sua preparação para este torneio? Teve uma rotina diferente antes de abrir o calendário de competições? O retorno ao alto nível competitivo depois das festas de fim de ano foi complicado?

Fiz minha preparação em Florianópolis, minha cidade natal. Como o Europeu é bem no começo do ano, eu continuei treinando sem parar no final do ano durante as festas. Treinei muito de kimono e preparação física também, como sempre. Contei com a ajuda dos meus amigos, é uma época que geralmente as pessoas estão de férias, mas eles me ajudaram nos treinos todos os dias e consegui chegar bem preparado. Foi complicado um pouco para baixar meu peso para o meio-pesado, por isso optei por ir de pesado e chegar mais forte, sem dieta e focado pro absoluto.

Como funciona os treinos com a namorada Luiza Monteiro? Você treinam um com o outro em qual frequência? Existe alguma vantagem significativa em treinar com alguém tão próximo?

É legal. Ela muito sinistra e técnica. De vez em quando a gente treina, mas geralmente eu treino com os caras do meu peso e ela com os treinos do peso dela, mas a gente se ajuda bastante no dia a dia e conversa bastante sobre Jiu-Jitsu.

Qual a próxima missão do Gustavo Batista? BJJ Pro ou foco total para defender seu título no Pan?

Tenho uma luta casada no Fight2win e quero lutar as duas próximas edições do BJJ Pro, mas meu maior foco agora é no Pan.



http://bit.ly/2Hu15ix

Nenhum comentário:

Postar um comentário